sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Pelos caminhos de Portugal

Última semana de férias aqui para o menino :( Por opção, e não por falta de escolha, decidi que iria aproveitar grande parte do meu tempo, e pôr o mimo em dia. Mas como uma semana de mimo é muita coisa, e eu não quero que a namorada fique menina mimalha. Decidimos, portanto, tirar uns dias culturais (com mimo à mistura vá).
O clima estava uma autêntica merda! Eu que tanto desejava um dia cultural fantástico deitadinho na toalha ali à beira mar, ora ia analisar o estado do mar, ora analisava o estado da areia… um dia cultural de praia soava muito bem. Mas naaaaaaaaooo, tinha de chover para variar. Avançamos então com o verdadeiro dia cultural, cidade de eleição? Nada melhor do que principiar com a cidade de Guimarães. A cidade berço da nação, a cidade onde nasceu Portugal. Iniciamos o tour com uma vista exterior ao Castelo, e no preciso momento que nos preparávamos para o visitar por dentro, a chuva pregou-nos uma rasteira (ai a malandra) e tivemos de adiar esta etapa. Descemos a Colina Sagrada em direcção aos Paços dos Duques de Bragança passando pela Capela de S. Miguel e pelo caminho aproveitamos para almoçar seguindo uma ida ao café, à socapa o meu momento cultural favorito…leitura do jornal A Bola. Dirigimo-nos posteriormente ao carro para nos deslocarmos ao centro da cidade. Passamos pela Muralha da Cidade, pelos Antigos Paços do Concelho, Padrão do Salado, Igreja da Oliveira entre muitos outros monumentos e casas antigas, muitas delas restauradas que dão beleza às ruas históricas e estreitas que compõem o Património Cultural da Humanidade. Decidi que seria uma excelente ideia conhecer o teleférico e fazer a viagem até ao Monte da Penha e após muita insistência minha lá convenci a minha menina a ir, confesso que valeu muito a pena. A vista é fantástica, e a paisagem, os caminhos, os penedos são realmente extraordinários.
Quando não souberem o que fazer agora no Outono, fica aqui a sugestão, juntamente com alguns momentos que ficaram registados:














2 comentários: